Journaling: e se você soubesse disso antes?
Imagina a sensação nostálgica de escrever em um diário pessoal em plena era digital. Esse é um movimento que vem crescendo nos últimos anos. Parece que a tecnologia não diminuiu a importância do papel e caneta.
Por isso esse hábito conhecido como journaling vem ganhando popularidade nas redes sociais como parte da rotina das pessoas. Mas por que estamos tirando as canetas da gaveta e voltando a escrever em diários?

Um Socorro para os Ansiosos
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde existem aproximadamente 300 milhões de pessoas com depressão no mundo. Além disso, o Brasil tem a população mais ansiosa do mundo. Esses dados alarmantes explicam o porque dos muitos métodos indicados para ajudar as pessoas a relaxarem.
A prática de jounarling chegou como uma alternativa de trazer de volta o contato com a leveza. Escrever exige que você desacelere seu tempo e consiga desfrutar de um momento livre de obrigações.
Colocar em um diário suas preocupações ajuda a amenizá-las trazendo luz para a mente. Além disso, os estudos afirmam que colocar suas emoções em forma de palavras pode liberar tensões e reduzir os níveis de ansiedade.
Por isso a escrita funciona como um método terapêutico para aliviar os efeitos das doenças dos dias modernos. Descarregar sua mente em um papel pode ser o escape que uma mente estressada precisa para seguir adiante.
No entanto, é importante lembrar que o acompanhamento com especialistas é fundamental para um tratamento eficaz. Mas o journaling é uma ferramenta terapêutica capaz de tornar a rotina mais leve. Escrever seus sentimentos em um espaço confidencial e seguro te oferece novas perspectivas para organizar suas emoções.
O Resgate da Criatividade
O cérebro humano necessita ser exercitado tanto quanto o corpo. A prática de journaling dá ao cérebro os estímulos necessários para que ele se mantenha saudável. Esse exercício é um ótimo passa tempo e também um portal para sua mente acessar ideias e novos projetos.
Esse hábito pode destravar sua criatividade também em aspectos profissionais. A arte é um caminho democrático e pessoal que pode te ajudar a evoluir pessoalmente. A verdade é que essa liberdade em escrever para você mesma te permite criar sem julgamentos. Entrar em contato com o seu lado criativo, é com certeza uma forma de auto cuidado e evolução pessoal.

Registro dos Seus Objetivos
O ato de escrever continuamente te ajuda a ter clareza do que está se passando na sua vida. Assim, você consegue traçar um planejamento mais realista dos seus projetos. Além disso, como o journaling é um registro pessoal, você ainda tem a vantagem de acompanhar em um só lugar o andamento das suas metas.
Ainda há um bônus, já que suas metas não vão se perder entre os seus aplicativos do celular, elas vão estar sempre a vista. Dessa forma você se mantém motivado e ainda poderá elaborar novas estratégias para atingir seus objetivos.
Um Mergulho no Auto Conhecimento
Essa prática é um despertar do seu desenvolvimento pessoal. Escrever como foi seu dia com frequência é como um diálogo interno. Fazendo isso você consegue perceber seu próprio comportamento, suas limitações e identificar padrões que precisam de sua reflexão.
Até as personalidades mais extrovertidas precisam do seu tempo de descanso mental. Praticando o journaling você está totalmente imersa nesse momento introspectivo, trabalhando sua auto percepção. Além disso, esse tempo dedicado à sua auto-análise pode te ajudar a ler melhor uma situação e tomar decisões com mais lucidez.
Escrever o seu dia é uma jornada para o seu interior e o caminho para encontrar a calma que está escassa nos dias de hoje. E ainda tem a vantagem de poder ler seus pensamentos posteriormente e avaliar suas mudanças e avanços. Mas lembre-se, esse momento precisa ser prazeroso e existe um passo a passo para incorporar o journaling no seu dia a dia.

A Hora Perfeita para Escrever
Lembre-se que a prática de journaling é um momento de introspecção. É importante escolher um horário em que você esteja só, para não sofrer alterações. Pela manhã pode ser interessante porque sua mente ainda não entrou em contato com estímulos externos. Aproveitar a calma do começo do dia pode te dar clareza mental para lidar com suas outras atividades.
Outra boa opção é escrever a noite e documentar seus sentimentos do dia. Praticar journaling a noite pode funcionar como um ritual de relaxamento antes de dormir. Esse horário pode ser útil para esvaziar sua mente e ter uma noite de sono melhor. O importante é saber ler seu ambiente para entender o horário que mais funciona para você. Assim você vai aproveitar melhor os benefícios dessa escrita terapêutica.

A Escolha Certa do Material
Se tem algo que você deve buscar, é seu instrumento certo de escrita. Sabe aquelas canetas que mais atrapalham do que ajudam? Elas devem ser eliminadas na hora do journaling. Esse momento deve ser para aliviar seu estresse, então escolha um modelo de caneta bem confortável para escrever.
Além disso, avalie o melhor estilo de design do seu caderno ou diário. Tem uma variedade enorme nas papelarias, do menor ao maior e com diferentes tipos de papel. Essa escolha criteriosa é determinante para tornar a sua escrita mais satisfatória. Com certeza, o material com que você mais se identifica vai te ajudar na construção desse hábito terapêutico.
Tenha um Método Facilitador
As vezes, pode ser confuso acessar seus pensamentos. Além disso, é bastante comum sentir dificuldade em expressar suas emoções. Então, tente se fazer perguntas básicas como: o que estou sentindo agora? Como foi o meu dia? Ao que sou grata hoje?
Esses questionamentos podem servir para destravar sua escrita. Essa é uma forma simples de começar a praticar o journaling. Quanto mais específico for, melhor será para conseguir explorar pontos específicos do seu cotidiano. Use essas perguntas como guia e escreva com mais facilidade.

Journaling sem Julgamentos
Se essa é uma terapia é importante que seja uma atividade prazerosa. Não é um texto formal, é um texto para você desabafar, então não se preocupe muito, apenas exercite. Deposite seus sentimentos e pensamentos de forma espontânea.
Essa prática pode te ajudar a revelar pontos sobre uma experiência e organizar suas emoções. O journaling é um momento para você se abrir e refletir sobre o que vai na sua mente. É uma escrita com leveza e não uma prova de redação, ok?
Não dá mais para negar que estamos todos em busca de bem-estar. Escrever em um diário não se trata apenas de palavras soltas, tem a ver com autoconhecimento. Essa escrita terapêutica irá favorecer seu entendimento sobre suas emoções.
No entanto, para aproveitar os benefícios é preciso ter consistência. É necessário que o journaling seja um hábito. Você pode escrever pouco ou muito, o importante é que a escrita seja uma rotina sustentável.
O autoconhecimento adquirido através do journaling reflete em melhorias significativas na vida. Por isso, considere incorporar a escrita terapêutica para relaxar e estabelecer seu bem estar mental. Experimentar essa pequena transformação pode melhorar expressivamente seus dias!