Calvície Masculina: 7 Tratamentos Comprovados

Compartilhe esse artigo

Sabe aquela calvície que acontece nos homens? Pois é, ela também atinge algumas mulheres, mas é mais famosa entre eles. A calvície masculina também é conhecida como alopecia androgenética e isso pode ser um soco na autoestima e autoconfiança dos homens que estão passando por isso. Pra dar uma luz nesse assunto, vamos falar das causas, tratamentos e o impacto emocional que esse problema traz.

A calvície masculina tem uns porquês genéticos e hormonais. A culpa é dos hormônios masculinos, os tal dos andrógenos, principalmente a di-hidrotestosterona (DHT). A questão é que, se você já tem a genética favorável, a DHT vai chegando e afinando os fios de cabelo até que eles vão embora de vez.

Além da genética, tem alguns fatores que podem dar aquela forcinha pra calvície. Tipo a idade, quanto mais o tempo passa, mais chance dela dar as caras. E se na sua família tem parente careca, a probabilidade de você entrar nessa turma também aumenta. E olha só, desequilíbrios hormonais e algumas doenças também podem bagunçar o seu cabelo. Mas existe tratamento! Então vamos descobrir agora o que pode funcionar.

Minoxidil:

O primeiro tratamento para a calvície masculina é o minoxidil. Esse produto é super bem falado e é fácil de usar, sabe? É só aplicar ele no couro cabeludo e pronto, deixa a mágica acontecer! Cientistas disseram que ele aumenta o fluxo de sangue nos folículos capilares e estimula o crescimento do cabelo. Só não esquece que pode demorar um pouco pra ver os resultados, então bora ter paciência e aplicar sempre.

Finasterida:

Agora, o também muito conhecido finasterida, uma vitamina oral que também é bem falada na guerra contra a calvície masculina. Essa pílula trava a ação de uma enzima chamada 5-alfa-redutase, que está por trás da conversão da testosterona em DHT, aquele hormônio que causa a queda do cabelo. Ao dar um block nesse problema, a finasterida ajuda a diminuir a calvície masculina e ainda dá uma força no crescimento.

Dutasterida:

Agora é hora de falar da dutasterida. Ela é parecida com a finasterida, só que é ainda mais poderosa. Essa substância também é oral e bloqueia bem a ação da enzima 5-alfa-redutase. Também é super usada para a calvície masculina. Só que o truque é que ela não só corta o mal pela metade, mas também funciona em outro tipo dessa enzima, sabe? Por isso, alguns dizem que ela pode ser mais eficaz em alguns casos, mas atenção, porque isso também pode aumentar o risco colateral, então é melhor ter um acompanhamento médico pra garantir que tá tudo certo!

Terapia com Laser de Baixa Intensidade:

Chegou o momentos dos famosos procedimentos: a terapia com laser de baixa intensidade. Essa é pra quem não curte tomar remédio ou fazer cirurgia. É um tratamento mais tranquilo para a calvície masculina, sem invasão. A terapia de luz vermelha é uma opção não-invasiva com uma luz fraca que estimula os folículos capilares e faz o cabelo crescer mais. Dizem que a luz vermelha ajuda as células do couro cabeludo a trabalhar melhor e melhora o ciclo de crescimento do cabelo. Mas vale lembrar que é um tratamento então, pode precisar de várias sessões e os resultados podem variar de pessoa pra pessoa.

Transplante Capilar:

Aqui vamos para uma opção mais radical, mas que é sucesso pra muita gente. Essa é a opção pra quem quer resultado pra valer, porém divide opiniões porque é mais invasivo. É uma cirurgia que tira os folículos cabeludos de onde o cabelo é mais forte, como na parte de trás da cabeça, e leva para a parte onde a calvície masculina está acontecendo. Mas olha, não é qualquer um que pode fazer essa cirurgia.

É preciso que o cirurgião seja de altíssimo nível, e você e o médico vão precisar chegar juntos a conclusão de que é a melhor opção para resolver o seu problema assim. Há relatos de quem gostou do resultado, mas também tem um grupo de pessoas que não aprovou muito a experiência. Então, de todas, essa é uma opção que merece mais atenção.

Micropigmentação Capilar:

Vamos a algo que não é cirurgia, mas também dá uma ajuda no visual. Esse tratamento para resolver a calvície masculina é tipo uma tatuagem no couro cabeludo que cria a ilusão de cabelo raspado ou com mais volume. É uma alternativa legal pra quem não quer fazer transplante, mas quer dar uma turbinada estéticamente no visual. Essa opção é rápida e não precisa de tempo de recuperação, mas tem que escolher um bom profissional pra fazer essa arte no seu couro cabeludo, senão pode ficar ruim e você terá um novo problema aí para resolver, ok?!

Suplementos Nutricionais Para Calvície Masculina:

Aqui, vamos entrar em um dos tratamentos mais usados e a opção mais indicada pelos especialistas. Essa é a opção de quem curte cuidar do cabelo de dentro pra fora, entende? Tem uma variedade enorme de vitaminas e minerais que tem efeito direto no crescimento dos fios. Tipo a biotina, o zinco, a vitamina D e a vitamina E, essas são substâncias incríveis para o cabelo. Lembrando que um acompanhamento profissional é sempre importante para ajudar nessa escolha.

Esse tratamento é um dos mais queridos por que existe no mercado inúmeras vitaminas que tem uma composição natural, considerada segura, evitando efeitos colaterais. Além dos resultados que as pessoas mostram ao se nutrirem com esses suplementos.

Concluindo:

Como vimos, tem uma variedade de opções por aí, desde remédios até procedimentos cirúrgicos, uns mais invasivos, outros menos. Cada cabeça é uma preferência, então o segredo é procurar um dermatologista ou tricologista para dar aquela avaliada no seu caso e te recomendar a melhor opção.

O importante é não desanimar devido a esse problema, porque com esses tratamentos em mãos, dá pra dar uma turbinada no visual e se sentir mais confiante! Só não esquece de ter paciência com os resultados, às vezes leva um tempinho pra ver o efeito acontecendo.

Então, agora é hora de partir pra ação e escolher o tratamento que melhor se encaixa no seu perfil. Não deixa a calvície masculina dominar sua cabeça. Com essas cartas na manga, você pode enfrentar essa situação de cabeça erguida e com um cabelo legal! Fique tranquilo e lembre-se que cuidar de você é essencial. E opção é o que não falta, certo? E para um tratamento completo, se informe bem sobre os 7 Fatores Que Agravam A Calvície. Assim você fica por dentro das melhores práticas para dar um up no visual.


Compartilhe esse artigo